terça-feira, 5 de novembro de 2024

Armas da Comendadoria do Montijo - Divino Espírito Santo - OSMTH




Armas da Comendadoria do Montijo
Divino Espírito Santo
(OSMTH)

Segundo as regras da Heráldica e o Regulamento do Arquivo Heráldico da Ordem do Templo, foram concebidas as seguintes armas:

Esquartelado: I e IV - Armas da Ordem do Templo: Campo de prata com a Cruz de duplo transepto da Ordem, de vermelho; II e III - Alusão ao Espírito Santo: campo de azul, carregado com um esplendor de vermelho perfilado de ouro, pomba de prata (Espírito Santo) sobre-o-todo; Elmo de ouro com coronel templário; paquifes de prata forrados de vermelho; suportes: duas espadas de prata guarnecidas de ouro em guarda.

 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Heitor Borges Barreto (1567)



Carta de brasão passada ao Dr. Heitor Borges Barreto, Desembargador da Casa do Cível, a 4 de Dezembro de 1547 – A. N. T. T., Chancelaria de D. Sebastião e Brasões Inéditos, nº 246, de José de Sousa Machado (treslado). “Portugal Rei de Armas Principal de ElRei Nosso Senhor: Faço saber a quem esta minha carta de certidão virem que o Doctor Heitor Borges Barreto, do Desembargo do dito Senhor e seu Desembargador na Casa do Civel me pediu e requereu que porquanto ele descendia por linha direita por parte de seu pai, mãe e avós como constava do instrumento que apresentava das gerações e linhagens dos Barretos, Borges, Vieiras e Marinhos, que nestes Reinos são Fidalgos de Cota Armas que lhe descreva um escudo com as armas que ás ditas linhagens pertence e que ele de direito devia trazer, pelo que eu busquei os livros da Nobreza que em meu poder estão e achei que as armas que ás ditas linhagens pertencem serem estas que lhe dou iluminadas. O escudo esquartelado: ao primeiro dos Barretos e ao contrario dos Vieiras, e ao segundo dos Borges e ao contrario dos Marinhos; e tem mais seu paquife, elmo e Timbre dos Barretos, e por diferença um Trifolio verde picado de oiro que tem elas, pois lhe pertencem segundo o regimento da Armaria deve trazer e por verdade lhe passei esta em Lisboa por mim assinada hoje 4 de Dezembro de 1567 anos. Portugal Rei de Armas Principal”.

Ao Balão ou à Valona
20240809

 

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Lisonja de D: Maria Fernanda de Amorim Pereira Mouzinho de Albuquerque, Condessa de Itacolumi


Lisonja de
D. Maria Fernanda de Amorim Pereira
Mouzinho de Albuquerque
Condessa de Itacolumi

Lisonja esquartelada: I e IV - Albuquerque: contra-esquartelado: 1º e 4º Armas do Reino com um filete negro em barra; 2º e 3º, campo de vermelho carregado com cinco flores-de-lis de ouro, postas em aspa; II e III - Cunha (Srs. de Tábua, modernas): campo de ouro, nove cunhas de azul, abatidas e alinhadas em três palas, 3, 3 e 3; bordadura cosida de prata, carregada com cinco escudetes, sobrecarregados com cinco besantes de prata postos em aspa, dois escudetes nos cantões do chefe, dois nos flancos e um em ponta; Laço de amor de arminhos, forrado de azul, que pode ser substituído por Coronel de Conde. (Alvará do Conselho de Nobreza, de 30 de Junho de 2000, Lv2-1914, fls 118).

terça-feira, 14 de maio de 2024

Brasão de Armas para Renan de Souza Cardenuto


Brasão de Armas para
Renan de Souza Cardenuto

Esquartelado: I - Vieira; II - Coelho; III - Costa e IV - Borges;
Diferença pessoal: meia-brica de prata carregada cum uma flor-de-lis de vermelho;
Elmo de prata tauxeado e gradeado de ouro, forrado de azul; virol
e paquifes de ouro forrados de vermelho; Timbre dos Vieiras;
correias de vermelho perfiladas de ouro, fivela e ponteiras do mesmo.


 

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Viscondes da Torre


1º Visconde da Torre
Esquartelado: I - Sousa (do Prado); II - Azevedo; III - Vasconcelos e IV - Aboim.



2º Visconde da Torre
Esquartelado: I - Feio; II - Rocha; III - Páris e IV - Costa.



3º Visconde da Torre
Partido: I - Rocha; II - Páris.