terça-feira, 9 de abril de 2013

2º Conde de Castro Minas


2º Conde de Castro Minas
Esquartelado: I - Sousa (do Prado); II - Pereira; III - Pimenta; IV - Castro; Diferença pessoal: meia brica de vermelho com um tridente de ouro; timbre de Pereira e coronel de Conde.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Alamás Martins de Sousa


Brasão de Armas
de Alamás Martins de Sousa

Esquartelado: I e IV - Sousa (de Arronches): contra esquartelado: 1 e 4 - de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, e carregados com cinco besantes de prata postos em aspa; bordadura de vermelho com oito castelos de ouro iluminados e abertos de azul, filete de negro em contrabanda; 2 e 3 - de vermelho, com uma cartela de crescentes de prata; II e III - Martins: cortado: 1 - de negro, com duas palas de ouro; 2 - de ouro, com três flores-de-lis, postas em roquete; Elmo de prata, tauxeado e gradeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata forrados de vermelho; timbre: Castelo de ouro, iluminado e aberto de negro, com uma flor-de-liz de vermelho sainte da torre de menagem; correias de vermelho perfiladas de prata; tachões, fivela e ponteiras de ouro.

1º Conde de Castro Minas


1º Conde de Castro Minas

Esquartelado: I - Sousa (do Prado); II - Pimenta; III - Pereira; IV - Castro; Timbre de Pereira; coronel de Conde. 

Estas armas eram usadas pelo Dr. Manuel Tomás Pereira Pimenta de Castro, pai do 1.º Conde Conde Castro Minas. Foi o 1.º Conde de Castro Minas o Dr. Joaquim de Sousa Pereira Pimenta de Castro Cyrne de Morim, que faleceu apenas com 24 anos. Título outorgado por D. Carlos I, pelo Decreto Régio de 27 de Agosto de 1896. Registo Geral, Lv 10, fls. 58v. (informação fornecida pelo Dr. José Aníbal Castro Marinho Soares Gomes) 



terça-feira, 2 de abril de 2013

Ricardo Quintela Cardoso de Paiva (II)


Armas de 
Ricardo Quintela Cardoso de Paiva

Partido de 2 traços; I - Paiva: de azul, com três flores-de-lis de ouro alinhadas em banda; II - Cortado: 1 - Cardoso: de vermelho, com um cardo de verde, arrancado de ouro e florido de prata, sustido por dois leões de ouro afrontados; 2 -Mendonça: franchado: I e IV - de verde, com banda de vermelho perfilada de ouro; II e III, - de ouro, com os caracteres de negro com as palavras "AVE MARIA" ; III - Cortado: 1 - Tavares: de ouro, com cinco estrelas de vermelho de seis raios, postas em sautor (aspa); 2 - Rodrigues: de ouro, com cinco flores-de-lis de vermelho, postas em sautor (aspa), chefe de vermelho carregado com uma cruz de ouro florenciada e vazia do campo; escudete sobre-o-todo (do II e III) esquartelado: 1 e 4 - Quintela: de azul, com uma banda xadrezada de ouro e vermelho de três ondens, carregada de filete de prata; 2 e 3 - Ferreira: de vermelho, com quatro faixas de ouro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e azul; Timbre de Paiva: aspa de azul carregada com duas flores-de-lis de ouro acompanhantes nos extremos superiores; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões, fivela e ponteiras de ouro.