sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Assumar - Conde


Conde de Assumar
De prata, com uma aspa de vermelho carregada com cinco escudetes de Portugal antigo: de prata com cinco escudetes de azul postos em cruz sobrecarregados com cinco besantes de prata; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde de Assumar, D. Pedro de Melo. Este título foi criado por D. Filipe III (IV), por decreto de 30 de Março de 1630. Este título existiu em duas famílias. Na segunda representação, caiu na Família de D. Pedro de Almeida Portugal, por decreto de 11 de Abril de 1677 (D. Pedro, como Príncipe Regente de Afonso VI), actualmente está na representação da Casa dos Marquêses de Alorna.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Assentiz - Visconde


Visconde de Assentiz
Equartelado: I - Sousa do Prado: esquartelado: 1 e 4 - de prata com cinco escudetes de azul carregados de cinco besantes de prata cada postos em sautor; 2 e 3 - de prata com um leão de púrpura armado e lampassado de azul; II - Partido: 1 - Rebelo: de azul com três faixas de ouro carregadas de três flores-de-lis de vermelho alinhadas em banda; 2 - Horta: de ouro com um braço de carnação sainda do flanco esquerdo empunhando uma chave de azul em pala, contra-chefe de seis faixas ondadas de prata e azul; III - Aranha (antigo): de azul, com asna de vermelho perfilada de prata, no chefe da asna um escudete de prata com uma banda de vermelho sobrecarregada de três aranhas cosidas de negro; IV - Partido: 1 - Cota: de prata com uma cota de armas de vermelho; 2 - Falcão: de azul, com três bordões de prata ferrados de vermelho postos em pala e alinhados em faixa; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de púrpura; virol e paquifes de prata e azul; Timbre: coronel Visconde; correias de azul perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi o 1º Visconde de Assentiz André José de Proença Vieira. Este título foi criado por D. Manuel II, por decreto de 23 de Maio de 1908.

Asseca - Visconde


Visconde de Asseca
Esquartelado: I - Correia: de ouro fretado de vermelho, de seis peças; II - : xadrezado de prata e azul, de cinco peças em faixa e seis em pala; III - Velasco: de prata com leão de vermelho crregado de três bandas de ouro; IV - Benevides: xadrezado de ouro e de veiros de prata e azul, de três peças em faixa e cinco em pala; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Conde (por ser Par do Reino); correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o 1º Visconde de Asseca Martim Correia de Sá Benevides Velasco. Este título foi criado por D. Afonso IV, por decreto de 15 de Janeiro de 1666.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Arruda - Barão


Barão de Arruda e Visconde de Estremoz
Partido: I - Lis: de ouro, com sete coticas em banda de verde; II - Caiado de Gamboa: de vermelho, elmo de prata aberto de frente sustido por um cão galgo de prata coleirado de ouro à sinistra (à direita do observador) e um lobo de negro à dextra (à esquerda do observador), afrontados, chefe cosido (por ser de cor e cair sobre uma cor) de verde, com três folhas de gólfão cosidas (por serem de cor e cairem sobre uma cor); Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e verde; Timbre: coronel de Conde (por ser Par do Reino); correias de verde perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde de Arruda e 1º Visconde de Estremoz Bernardo Ramires Esquível. Este título foi criado por D. João (Príncipe Regente) por decreto de 17 de Dezembro de 1801.

Arrochela - Conde


Conde de Arrochela

Esquartelado: I - Vieira: de vermelho com seis vieiras de ouro postas em pala 2, 2 e 2; II - Almeida: de vermelho com dobre-cruz (cruz de duplo transepto) de ouro acompanhada de seis besantes de ouro nos vãos; bordadura de ouro; III - Laborão (ou Lebrão): de prata com três lebres de vermelho passantes postas em pala; IV - Sodré: de azul, com uma asna de prata carregada de três estrelas de seis raios de vermelho, acompanhada por três alberradas (vasos de asas) de prata, duas em chefe e uma em contra-chefe; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e ververmelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o primeiro Conde de Arrochela Nicolau de Arrochela Vieira de Almeida Sodré Laborão de Morais e Castro Pimentel. Este título foi criado por D. Maria II por decreto de 10 de Outubro de 1852.

Arriaga - Conde


Visconde e Conde de Arriaga e Visconde da Ribeira de Alijó

Esquartelado: I - Mesquita: de ouro, com cinco cintas em banda de vermelho fiveladas de prata dispostas em contrabanda; bordadura de azul carregada com sete flores-de-lis de prata; II - Castro: de ouro com treze arruelas de azul postas 3, 3, 3, 3 e 1 (ditos Castros legítimos); III - Pimentel: de verde com cinco vieiras de ouro postas em sautor; bordadura de prata com oito cruzes páteas de vermelho; IV - Gouveia: partido: 1 - de vermelho com uma dobrecruz de ouro e bordadura, seis besantes de prata nos vãos (Melo); 2 - de prata com seis arruelas de azul (ditos Castros ilegítimos); Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e ververmelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi único Visconde e Conde de Arriaga Joaquim Pinto de Magalhães. Este título foi criado por D. Luís I por decreto de 17 de Outubro de 1871 e elevado a Conde por D. Carlos I, por Decreto de 19 de Abril de 1890. Támbém foi o 1º Visconde da Ribeira de Alijó, pelo Decreto de 21 de Novembro de 1867, também de D. Luís I.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Arnoso - Conde


Conde de Arnoso
Partido: I - de ouro com cinco folhas de figueira de verde postas em sautor (como no seu ex-libris); II - Pinheiro (de Barcelos): de vermelho com pinheiro de verde, frutado de ouro, arrancado de prata, e um leão de ouro, à esquerda, rompante, contra o tronco da árvore; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e verde; Timbre: coronel de Conde; correias de verde perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 1º Conde de Arnoso Bernardo Pinheiro Correia de Melo. Este título foi criado por D. Carlos I, por Decreto de 28 de Setembro de 1895.

Areias de Cambra - Barão


Barão das Areias de Cambra
Esquartelado: I - Soares de Albergaria: de prata com uma cruz florenciada de vermelho e vazia do primeiro esmalte; bordadura de prata com oito escudetes de azul carregados com cinco besantes de prata postos em sautor; II - Oliveira: de vermelho com uma oliveira de copa verde, arrancada de prata e frutada de ouro; III - Leite: esquartelado: 1 e 4 de verde com três flores-de-lis de ouro postas em roquete; 2 e 3 de vermelho com uma cruz florenciada de prata e vazia do primeiro esmalte (Pereira); IV - Matos: de vermelho com um pinheiros de verde, arrancado de prata, sustido por dois leões de ouro, armados e lampassados de azul, afrontados; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de Barão; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º Barão das Areias de Cambra António Soares Leite Ferraz de Albergaria. Este título foi criado por D. Luís I, por Decreto de 07 de Julho de 1874.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Arneirós - Visconde


Visconde de Arneirós

Partido: I - Silva: de prata, com leão de púrpura armado e lampassado de vermelho ou azul; II - Vieira: de vermelho com seis vieiras de ouro, postas 2, 2 e 2; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e púrpura; Diferença uma brica de azul com um trifólio de ouro; Timbre: coronel de Visconde; correias de púrpura perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º Visconde de Arneirós António Pinheiro da Fonseca Osório Vieira da Silva. Este título foi criado por D. Luís I, de Portugal, por Decreto de 23 de Dezembro de 1870.

Areia Larga - Barão


Barão da Areia Larga

Esquartelado: I e IV - Pereira: de vermelho, com uma cruz florenciada e vazia ; II e III - : xadrezado de prata e azul, de cicno peças em faixa (horizontalmente) e seis em pala (verticalmente); Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de Barão; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º e Barão da Areia Larga António Garcia da Rosa. Este título foi criado por D. Pedro V (sendo Regente D. Fernando II), por Decreto de 22 de Fevereiro de 1854.

Arcossó - Barão


Barão de Arcossó
Partido: I - Sousa (de Arronches): Esquartelado: 1 e 4 - de prata, com cinco escudetes de azul, postos em cruz, cada escudete carregado com cinco besantes de prata, postos em sautor; bordadura de vermelho carregada de sete (ou oito) castelos de ouro; 2 e 3 - de vermelho com uma caderna de crescentes de prata; II - Cortado: 1 - Machado: de vermelho com cinco machados de prata, encambados de ouro postos em sautor; 2 - Carvalho: de azul, com uma estrela de oito raios de ouro, encerrada numa caderna de crescentes de prata; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Barão; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 1º e único Barão de Arcossó Pedro António Machado Pinto de Sousa Canavarro. Este título foi criado por D. Maria II, por Decreto de 02 de Dezembro de 1835.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Arcos - Conde


Conde dos Arcos (de Valdevez)

Noronha (pleno) usado a partir do 3º Conde: Esquartelado: I e IV - de prata, com cinco escudetes de azul, cada escudete carregado com cinco besantes de prata postos em sautor; bordadura de vermelho carregada com sete castelos de ouro e por diferença um filete de negro sobre-o-todo posto em banda; II e III - de prata, mantelado de vermelho com um castelo de ouro iluminado de azul, com dois leões afrontados de púrpura, armados e lampassados de vermelho, bordadura composta de ouro e veiros, de dezoito peças; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 1º Conde dos Arcos (de Valdevez) D. Luís de Lima Brito. Este título foi criado por D. Filipe II, por Decreto de 08 de Fevereiro de 1620.

Angeja - Marquês

Marquês de Angeja

Noronha (pleno): Esquartelado: I e IV - de prata, com cinco escudetes de azul, cada escudete carregado com cinco besantes de prata postos em sautor; bordadura de vermelho carregada com sete castelos de ouro e por diferença um filete de negro sobre-o-todo posto em banda; II e III - de prata, mantelado de vermelho com um castelo de ouro iluminado de azul, com dois leões afrontados de púrpura, armados e lampassados de vermelho, bordadura composta de ouro e veiros, de dezoito peças; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Marquês; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 1º Marquês de Angeja (o 2º Conde de Vila Verde) D. Pedro António de Noronha de Albuquerque. Este título foi criado por D. João V, de Portugal, por Decreto de 21 de Janeiro de 1714. 34º Vice-Rei da Índia e 3º Govermador do Brasil.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Andaluz - Visconde


Barão e Viscondes de Andaluz

Esquartelado: I - Melo: de vermelho, com dobre-cruz (cruz de duplo transepto) de ouro acompanhada de seis besantes de prata; e bordadura de ouro; II - Partido: 1 - Alcoforado: Xadrezado de prata e azul, de oito peças em pala (verticalmente) e seis em faixa (horizontalmente); 2 - Mesquita: de ouro com seis cintas de vermelho, postas em banda, cada cinta com fivela e tachão de prata, fivelas para cima; bordadura de azul, carregada com sete flores-de-lis de prata; III - Almada: de ouro, com banda de azul, carregada de duas cruzes florenciadas e vazias de ouro, acompanhada de duas aguietas estendidas de vermelho, armadas e sancadas de negro; IV - Aguiar: de ouro, com uma águia estendida de vermelho, bicada e sancada de negro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Visconde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 1º Visconde de Andaluz António Luís Maria de Mariz Sarmento. Este título foi criado por D. João (Príncipe-Regente), de Portugal, por Decreto de 13 de Maio de 1810.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ancede - Barão


Barão de Ancede

Partido: I - Soares de Albergaria: de prata, com uma cruz florenciada e vazia de vermelho; Bordadura também de prata, carregada de oito escudetes de azul, cada escudete com cinco besantes de prata postos em sautor; II - Araújo: de prata, com aspa de azul carregada de cinco besantes de ouro, postos em aspa; como diferença os Barões de Ancede usam uma brica de azul com um farpão de ouro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de Conde (por terem sido Pares do Reino); correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º Barão de Ancede José Henriques Soares. Este título foi criado por D. Maria II, de Portugal, por Decreto de 07 de Outubro de 1842.

Alvito - Marquês


Barões, Condes e Marqueses de Alvito

Lobo de Alvito (pleno): de prata, com cinco lobos de negro armados e lampassados de vermelho postos em sautor; Bordadura de azul carregada de oito aspas de ouro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata e negro; Timbre: coronel de Marquês; correias de negro perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi o 1º Barão de Alvito, João Fernandes da Silveira. Título criado por D. Afonso V de Portugal, em 27 de Abril de 1475. (Este título de Barão foi o primeiro que houve em Portugal).

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Alvelos - Visconde

Visconde de Alvelos

Partido: I - Costa: campo de azul com seis colstelas de prata, postas em pala 2, 2 e 2 (diferença do esmalte do campo); II - Rodrigues (simplificado): de ouro com cinco flores-de-lis de vermelho postas em sautor (diferenças de boa regra heráldica; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata e azul; Timbre: coronel de Visconde; correias de azul perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º e único Visconde de Alvelos José Pinto Rodrigues da Costa. Este título é representado pelos Condes do Restelo.

Alvalade - Visconde


Visconde de Alvalade
Heltreman: de azul com asna de arminhos (de prata carregada de mosquetas de negro); Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e prata; Timbre: coronel de Visconde; correias de azul perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º e único Visconde de Alvalade Alfredo Augusto das Neves Holtreman. Este título foi criado por D. Carlos I, de Portugal por Decreto de 22 de Junho de 1898.

Alva - Conde



Conde de Alva
Partido: I - Esquartelado: primeiro e quarto: Paim: franchado (divido em aspa) de prata e vermelho com um leão entrecambado de negro e prata; segundo e terceiro: Monteiro: de prata com três trompas de caça de negro, embocadas e viroladas de ouro, os cordões de vermelho; II - Sousa do Prado: esquartelado: primeiro e quarto de prata, com cinco escudetes de azul, postos em cruz, cada escudete carregado com cinco besantes do primeiro esmalte postos em sautor; segundo e terceiro de prata, com um leão de púrpura, armado e lampassado de azul; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º Conde de Alva D. João de Sousa e Ataíde. Este título foi criado por D. João V, de Portugal, por Decreto de 29 de Abril de 1679. São actuais representantes deste título os Marqueses de Santa Iria.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Alpendurada - Conde


Barão, Viscondes e Condes de Alpendurada
Partido: I - Pereira: ; II - Rocha: de prata, com aspa de vermelho, carregada de cinco vieiras de ouro; como diferença: brica de prata com banda de verde; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º Barão de Alpendurada António Vieira de Magalhães. Este título foi criado por D. Maria II, de Portugal, por Decreto de 13 de Julho de 1848.

Almofala - Barão


Barão de Almofala

Partido: I - Serrão: de prata, com um leão de vermelho, armado e lampassado de azul, sobre um monte de verde II - Silva: de prata, com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho (ou de azul); Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de verde; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de Barão; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º Barão de Almofala António José da Silva Leão. Este título foi criado por D. Maria II, de Portugal, por Decreto de 20 de Janeiro de 1847.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Almeirim - Barão


Barão de Almeirim
Freire: de campo verde, com banda de vermelho, perfilada de ouro, abocada por duas cabeças de serpe do mesmo; como diferença: brica de prata com arruela de azul; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e verde; Timbre: coronel de Barão; correias de verde perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 1º Barão de Almeirim Manuel Nunes Freire da Rocha. Este título foi criado por D. Maria II, de Portugal, por Decreto de 23 de Outubro de 1837.

Almeidinha - Visconde


Visconde de Almeidinha
Partido: I - Osório: de ouro, com dois lobos de vermelho, passantes um sobre o outro; II - Amaral: de ouro com seis crescente invertidos de azul, postos em 2, 2 e 2; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de Azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Visconde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 2º Barão e 1º Visconde de Almeidinha João Carlos do Amaral Osório de Sousa Pizarro. Este título foi criado por D. Luís I, de Portugal por Decreto de 11 de Novembro de 1852.

Almada - Conde


Conde de Almada
Almada: de ouro, com banda de azul, carregada de duas cruzes florenciadas e vazias de ouro, acompanhada por duas aguietas (águias pequenas) estendidas de vermelho, armadas e sancadas (pernas) de negro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e azul; Timbre: coronel de conde; correias de azul perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 1º Conde de Almada D. Lourenço José Boaventura de Almada. Este título foi criado por D. Maria I, de Portugal por Decreto de 04 de Maio de 1793.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Alhos Vedros - Visconde


Visconde de Alhos Vedros

Partido: I - Costa: de vermelho, com seis costas de prata, postas 2, 2 e 2, firmadas nos flancos; II - Machado: de vermelho, com cinco machados de prata, encambados de ouro, postos em sautor; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de visconde; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º Visconde de Alhos Vedros António Hipólito da Costa. Este título foi criado por D. Maria II, de Portugal por Decreto de 26 de Janeiro de 1836.

Algés - Visconde


Visconde de Algés
Azevedo: esquartelado: I e IV - de ouro com uma águia de negro estendida, armada de vermelho; II e III - de azul com cinco estrelas de cinco raios postas em sautor, bordadura cosida de vermelho carregada de oito aspas de ouro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e negro; Timbre: coronel de visconde; correias de negro perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi 1º Visconde de Algés José António de Sousa Azevedo. Este título foi criado por D. Maria II, de Portugal por Decreto de 19 de Agosto de 1835.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Alentém - Conde


Visconde e Condes de Alentém

Esquartelado: I - Pinto: de prata, com cinco crescentes de vermelho postos em sautor; II - Almeida: de vermelho, com uma dobre-cruz (cruz de duplo transepto) acompanhada de seis besantes, tudo de ouro; e bordadura do mesmo; III - Soares de Albergaria: de prata com uma cruz florenciada e vazia de vermelho, bordadura também de prata carregada de oito escudetes de azul, cada escudete com cinco besantes de prata postos em sautor; IV - Faria: de vermelho, com uma torre de prata, acompanhada de cinco flores-de-lis de prata, três em chefe e uma em cada flanco; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de Azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de conde; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi único Visconde e 1º Conde de Alentém António Barreto Soares de Lancastre. Este título foi criado por D. Luís I, de Portugal por Decreto de 03 de Setembro de 1873.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Alenquer - Visconde


Visconde de Alenquer
Esquartelado: I - Lancastre: de prata com cinco escudetes de azul, postos em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes de prata, postos em sautor; bordadura de vermelho carregada com sete castelos de ouro, e um filete de negro, posto em contra-banda e atravessante sobre tudo; II - Esteves (de Rodrigo Esteves): de prata com flor-de-lis de vermelho; III - Veiga de Nápoles: esquartelado: o primeiro e quarto de vermelho, uma águia de ouro estendida, armada de prata; o segundo e o terceiro: de prata com três flores-de-lis de azul (Nápoles); IV - Cardoso: de vermelho, om um ardo de verde, florido de duas peças de prata, arrancado de ouro e sustido por dois leões de ouro afrontados; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de Azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Visconde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi Visconde de Alenquer D. Tomás de Nápoles Noronha. Este título foi criado por D. Luís I, de Portugal por Decreto de 11 de Dezembro de 1873.