sexta-feira, 30 de julho de 2010

Praia da Vitória - Conde


Condes da Praia da Vitória e Viscondes de Bruges
Esquartelado: I - Paim: franchado de prata e negro, com um leão entrecambado (de um esmalte no outro), lampassado e armado de vermelho; II - Ornelas: de azul, banda cosida de vermelho carregada com três flores-de-lis de ouro, acompanhada de duas sereias de carnação, segurando um espelho de prata e pente de ouro; III - Sousa: contraesquartelado: 1 e 4 - de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados com cinco besantes de prata postos em sautor; 2 e 3 - de prata, com um leão de púrpura armado e lampassado de azul; IV - Câmara: de negro, com uma torre de prata aberta e iluminada de vermelho sobre um monte de verde e sustidas por dois lobos de ouro afrontados; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata e negro; Timbre: coronel de Conde; correias de negro perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde da Praia da Vitória, Teotónio Simão de Ornelas Bruges Paim da Câmara de Ávila e Noronha Ponce de Leão Homem da Costa Borges de Sousa e Saavedra. Este título foi criado por D. Maria II, de Portugal, pelo Decreto de 08 de Dezembro de 1832. Mais tarde foi-lhe atribuído o título de Visconde de Bruges, ppor D. Luís I, pelo Decreto de 09 de Dezembro de 1889.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Praia e Monforte - Conde (I e II)


Visconde da Praia
Esquartelado: I - Câmara: de negro, com uma torre de prata, aberta e iluminada de vermelho sobre um monte de verde, sustida por dois lobos de ouro afrontados, armados e lampassados de vermelho; II - Coutinho: de ouro, com cinco estrelas de vermelho de cinco raios; com diferença: flor-de-lis de azul entre as estrelas do chefe; III - Medeiros: de vermelho, com cinco cabeças de águia de ouro postas em sautor; IV - Borges: de vermelho, com um leão de ouro rompante, armado e lampassado de azul; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata e negro; Timbre: coronel de Visconde; correias de negro perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi o 1º e único Visconde da Praia, Duarte Borges da Câmara Medeiros. Este título foi criado por D. Maria II, de Portugal, pelo Decreto de 07 de Maio de 1845. Os meus agradecimentos a António Vasco M. S. Borges Coutinho.

Praia e Monforte - Conde (I e II)


Conde da Praia e Monforte
Esquartelado: I - Coutinho; de ouro, com cinco estrelas de vermelho de cinco raios, postas em sautor; com diferença: flor-de-lis de azul entre as estrelas do chefe; II - Borges: de vermelho, com um leão rompante de ouro, armado e lampassado de azul; bordadura de azul semeada de flores-de-lis de ouro; III - Câmara: de negro, com uma torre de prata, aberta e iluminada de vermelho, sobre um monte de verde e sustida por dois lobos de ouro afrontados; IV - Medeiros: de vermelho com cinco cabeças de águia de ouro, postas em sautor; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde da Praia e Monforte, D. António Borges de Medeiros Dias da Câmara e Sousa, pelo Decreto de 09 de Janeiro de 1881, de D. Luís I e mais tarde foi elevado a Marquês pelo Decreto de 21 de Janeiro de 1890, de D. Carlos I. Estas armas encontram-se na Capela do Rato, antes da elevação a Marquês. Os meus agradecimentos a António Vasco M. S. Borges Coutinho.

Praia e Monforte - Marquês (I)


Conde e Marqueses da Praia e Monforte
Esquartelado: I - Borges: de vermelho, com um leão rompante de ouro, armado e lampassado de azul; bordadura de azul semeada de flores-de-lis de ouro; II - Medeiros: de vermelho, com cinco cabeças de águia de ouro, postas em sautor; III - Câmara: de negro, com torre de prata, aberta e iluminada de vermelho, sobre um monte de verde e sustida por dois lobos de ouro afrontados; IV - Dias (de Pedro Fidalgo): de azul, com um luzeiro de ouro de dez raios; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; timbre: coronel de Marquês co o leão dos Borges; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Título criado a favor do 1º Visconde da Praia, Duarte Borges da Câmara Medeiros, pelo Decreto de 17 de Maio de 1845, de D. Maria II. Foi o 1º Conde da Praia e Monforte, D. António Borges de Medeiros Dias da Câmara e Sousa, pelo Decreto de 09 de Janeiro de 1881, de D. Luís I e foi elevado a Marquês pelo Decreto de 21 de Janeiro de 1890. Esta é a antiga composição da família Praia. Assumiu esta forma depois da entrada para a família dos antigos morgadios e cargos hereditários dos Borges da Câmara e dos Botelhos. Daí que se anteponham no escudo aos Medeiros e Dias, uma vez que era mais importantes e mais antigos. Ora bem, este escudo era o escudo do 1º visconde da Praia e do seu filho, António (como chefe de casa e 2º visconde) que veio a ser, em função de sua mulher, o 1º conde e 1º Marquês da Praia e de Monforte. O1º visconde da Praia, Duarte Borges da Câmara e Medeiros, pertencia ao Conselho e SMF e era Par do Reino (hereditário). Assim sendo, estas armas são também as do 2º visconde da Praia e 1º conde e 1º marquês da Praia e de Monforte pela varonia. Os meus agradecimentos a António Vasco M. S. Borges Coutinho.

Prado da Selva - Condessa


Condessa do Prado da Silva
Lisonja (plena) de Tavares: de ouro, com cinco estrelas de vermelho de seis raios, postas em sautor; Coronel de Condessa. Foi a única Condessa do Prado da Silva, D. Maria Teresa Emília de Almada Quadros Sousa Lencastre Fonseca Saldanha e Albuquerque, pelo Decreto de 21 de Dezembro de 1853, quando tinha apenas 1 ano de idade, por D. Fernando II (Regente na menoridade de D. Pedro V). Usou as armas do seu marido, Manuel Joaquim Tavares Pais de Sousa e Andrade, 1º Visconde da capelinha.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Prado - Marquês (16º)


16º Conde do Prado
Sousa (do Prado): Esquartelado: I e IV - de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados com cinco besantes de prata, postos em sautor; II e III - de prata, com um leão de púrpura armado e lampassado de azul; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata e azul; Timbre: coronel de Marquês (das Minas); correias de azul perfiladas de prata. Tachões de ouro. Título criado a favor de D. Pedro de Sousa, pelo Decreto de 01 de Janeiro de 1526, de D. João III. É o actual Conde do Prado (16º), D. João de Castro de Mendia, 4º Conde do Carvalhal, 10º Conde de Resende, 12º Marquês das Minas e 3º Visconde de Beire.

Povolide - Conde


Condes de Povolide
Cunha (plenas): de ouro com nove cunhas de azul, postas 3, 3 e 3; diferença: bordadura cosida de prata, carregada com oito escudetes de azul, carregados com cinco besantes de prata, postos em sautor; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e azul; Timbre: coronel de Conde; correias de azul perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde de Povolide, Tristão da Cunha de ataíde e Melo, por Decreto de 06 de Janeiro de 1709, título concedido por D. João V. Actualmente neste o título é representado também o do Conde de Pontével.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Póvoa - Conde


Barão de Teixeira e Condes da Póvoa
Esquartelado: I - Teixeira: de azul, com uma cruz potenteia e vazia do campo; II - Sampaio: esquartelado: 1 e 4 - de ouro, com uma águia de púrpura aberta; 2 e 3 - xadrezado de ouro e de negro: bordadura de vermelho com oito elos de corrente de ouro abertos "S"; III - Amaral: de ouro, com seis crescentes de azul invertidos postos em pala 2, 2, e 2; IV - Guedes: de azul, com cinco flores-de-lis de ouro postas em sautor; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e azul; Timbre: coronel de Conde; correias de azul perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde da Póvoa, Henrique Teixeira de Sampaio, por Decreto de 03 de Julho de 1823, de D. João VI, de Portugal. Era 1º Barão de Teixeira por Decreto de 16 de Março de 1818, do mesmo Monarca.

Porto da Cruz - Visconde


Viscondes de Porto da Cruz
Esquartelado: I - Freitas (com alteração no número de raios); de vermelho, com cinco estrelas de ouro de oito raios, postas em sautor; II - Leal: de prata, com dois galgos de negro passantes um sobre o outro, armados de vermelho e acompanhados de sete estrelas de vermelho de oito raios, postas em orla, no chefe e nos flancos; III - Vasconcelos: de negro, com três faixas veiradas de prata e vermelho; IV - Castro: de ouro, com treze arruelas de azul, postas 3, 3, 3, 3 e 1; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Visconde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Título criado a favor de Valentim de Freitas Leal Teles de Meneses, pelo Decreto de 16 de Novembro de 1852, de D. Maria II, que recusou! Foi atribuído a Alfredo António de Castro Leal de Freitas Branco, (seu parente) por D. Manuel II, em 1921.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Porto Côvo da Bandeira - Conde


Barão, Viscondes e Condes de Porto Côvo da Bandeira
Bandeira (plenas): de vermelho, com uma bandeira quadrada de ouro, perfilada de prata, carregada com um leão rompante de azul, armado e lampassado de vermelho, haste e ponta de ouro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Título criado a favor do 1º Barão de Porto Côvo da Bandeira, Jacinto Fernandes Bandeira, pelo Decreto de 15 de Agosto de 1805, de D. Maria I; foi elevado a Visconde a favor de Joaquim da Costa Bandeira, pelo Decreto de 19 de Janeiro de 1825, de D. João VI, foi novamente elevado a Conde a favor de Joaquim da Costa Bandeira, pelo Decreto de 15 de Setembro de 1843, de D. Maria II.

Portocarreiro - Visconde


Viscondes de Portocarreiro
Esquartelado: I - Cunha: de ouro, com nove cunhas de azul, postas 3, 3 e 3; II - Brito: de vermelho, com nove cunhas de prata apontadas e firmadas, carregadas de um leão de púrpura armado e lampassado de azul; III - Araújo: de prata, com uma aspa de azul, carreagada com cinco besantes de ouro; IV - Portocarreiro: xadrezado de ouro e azul, de três peças em faixa e de cinco peças em pala; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e azul; Timbre: coronel de Visconde; correias de azul perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde de Portocarreiro, João Cardoso da Cunha Araújo e Castro Portocarreiro, por Decreto de 18 de Agosto de 1885, título concedido por D. Fernando II, (Regente na menoridade de D. Pedro V, de Portugal).

Porto - Duque (4º)


Duque do Porto
Reino: de prata, com cinco escudetes de azul, postos em cruz, carregados de cinco besantes de prata postos em sautor; bordadura de vermelho, carregada com sete castelos de ouro, abertos e iluminados de vermelho; diferença: lambel de prata de três pendentes (ou banco de pinchar), carregado no primeiro de vermelho com um castelo de prata, aberto e iluminado de azul; Elmo de frente de ouro gradeado e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Coronel de Duque; Timbre dos Braganças: serpe alada de ouro, lampassada de vermelho ; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Título criado a favor da Iª Duquesa do Porto, Rainha D. Maria II, em 1833, por recomendação de seu pai. É actualmente 4º Duque do Porto, D. Dinis de Bragança. Este é um dos títulos privativos da Casa Real de Portugal, destinado ao 2º filho dos Reis de Portugal.

Portalegre - Visconde


Visconde de Portalegre
Esquartelado: I - Sousa (de Arronches): contra-esquartelado: 1 e 4 - de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados de cinco besantes de prata postos em sautor, bordadura de vermelo carregada de sete castelos de ouro; 2 e 3 - de vermelho, com uma caderna de crescentes de prata; II - Castro: de ouro, com treze arruelas de azul, postas em 3, 3, 3, 3 e 1; III - Fonseca: de ouro, com cinco estrelas de vermelho de sete raios, postas em sautor; IV - Refóios: de prata, com quatro palas de vermelho; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Visconde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Título criado a favor do único Visconde de Portalegre, Francisco da Fonseca Coutinho e Castro de Refóios, pelo Decreto de 14 de Dezembro de 1870, de D. Luís I.

Portalegre - Conde


Condes de Portalegre
Silva (plenas): de prata, com um leão de púrpura, armado e lampassado de azul (ou vermelho); Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e púrpura; Timbre: coronel de Conde; correias de púrpura perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde de Portalegre (de juro e herdade), D. Diogo da Silva Meneses. 45º Mordomo-Mor da Casa Real. Este título foi criado a seu favor por D. Manuel I, por Decreto de 06 de Fevereiro de 1498. Este título é de actualmente representação na Casa do Duque do Lavradio.

Pontével - Conde


Conde de Pontével
Cunha (pleno): de ouro com nove cunhas de azul, postas 3, 3 e 3 Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e azul; Timbre: coronel de Conde; correias de azul perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o único Conde de Pontével, D. Nuno da Cunha e Ataíde (por casamento com D. Elvira Maria de Vilhena), por Carta de 02 de Abril de 1662, título concedido por D. Luísa de Gusmão, (Regente na menoridade de D. Afonso VI, de Portugal). Este Conde de Pontével foi Alcaide de Lisboa. Actualmente o título é representado no ramo dos Condes de Povolide.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ponte do Lima - Marquês


Marqueses de Ponte do Lima
Partido de 2 traços; I - Lima: de ouro, com quatro palas de vermelho; II - Cortado: 1 - Brito: de vermelho, com nove lisonjas de prata apontadas e firmadas, carregadas com um leão de púrpura; 2 - Sotomayor: de prata, com três faixas xadrezadas de ouro e vermelho; III - Cortado: 1 - Nogueira: de ouro, com uma banda xadrezada de prata e de verde de cinco ordens, filete de vermelho brocante; 2 - Vasconcelos: de negro, com três faixas veiradas de prata e vermelho; escudete sobre-o-todo (do II e III) esquartelado: 1 e 4 - Silva: de prata, com leão de púrpura, armado e lampassado de azul; 2 e 3 - Meneses: de ouro pleno; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Marquês; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o 1º Marquês de Ponte do Lima e 13º Conde de Vila Nova de Cerveira, D. Tomás Xavier de Lima Vasconcelos Brito Nogueira Teles da Silva. Este título foi criado por D. Maria I, pelo Decreto de 17 de Dezembro de 1790.

Pombalinho - Barão


Barão de Pombalinho
Esquartelado: I e IV - Portocarreiro: xadrezado de ouro e azul, de três peças em faixa e de cino peças em pala; II e III - Rocha: de prata, com uma aspa de vermelho carregada com cinco vieiras de ouro; Elmo de prata tauxeado de ouro, forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e azul; Timbre: coronel de Conde; correias de azul perfiladas de ouro, tachões de ouro; Este título foi criado por D. Maria II de Portugal, a favor do único Barão de Pombalinho, António de Araújo Vasques da Cunha Portocarreiro, pelo Decreto de 08 de Maio de 1837.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pomares - Marquês


Marquês de Pomares e Condes da Redinha
Carvalho (plenas): de azul, com uma estrela de ouro de oito raios, encerrada numa caderna de crescentes de prata; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata e azul; Timbre: coronel de Marquês; correias de azul perfiladas de prata. Tachões de ouro. Título criado a favor do único Marquês de Pomares e 3º Conde da Redinha, Luís Maria de Carvalho Daun e Lorena, bisneto do 1º Marquês de Pombal, filho do 3º Marquês de Pombal, pelo Decreto de 26 de Maio de 1886, de D. Luís I. Usou as armas iguais às de seu pai. Foi o 21º Presidente da Câmara de Lisboa.

Pombal - Marquês


Marqueses de Pombal e Condes de Oeiras
Carvalho (plenas): de azul, com uma estrela de ouro de oito raios, encerrada numa caderna de crescentes de prata; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata e azul; Timbre: coronel de Marquês; correias de azul perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi o 1º Conde de Oeiras pelo Decreto de 15 de Julho de 1759, e 1º Marquês de Pombal, pelo Decreto de 16 de Setembro de 1769, de D. José I, Sebastião José de Carvalho e Melo.

Pinhel - Conde


Visconde e Condes de Pinhel
Esquartelado: I e IV - de azul, carregado com uma cruz de ouro firmada; II e III - de prata, com um pinheiro de verde, assente num terreiro do mesmo; Elmo de prata tauxeado de ouro, forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e azul; Timbre: coronel de Conde; correias de azul perfiladas de ouro, tachões de ouro; Este título foi criado por D. Luís I de Portugal, a favor do primeiro Visconde e primeiro Conde de Pinhel, Manuel António de Almeida, pelo Decreto de 28 de Julho de 1870. Foi elevado a Conde, pelo Decreto de 06 de Abril de 1893, de D. Carlos I.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ponte - Conde


Condes da Ponte e Marquêses de Sande
Esquartelado: I - Saldanha: de vermelho, com uma torre de prata, aberta, iluminada e coberta de azul, rematada por um cruz de ouro; II - Gama: xadrezado de ouro e de vermelho, de três peças em faixa e de cinco peças em pala, os escaques de vermelho carregados com duas faixetas de prata; III - Melo: de vermelho, com uma cruz dupla de ouro, acompanhada de seis besantes de prata nos vãos; bordadura de ouro; IV - Torres: de vermelho, com cinco torres de ouro, abertas e iluminadas de negro postas em sautor; Elmo de prata, forrado de azul, tauxeado e gradeado de ouro a 3/4; virol e paquifes de prata e vermelho; timbre de Marquês; correias de vermelho perfiladas de prata e tachões de ouro. Este título foi criado a favor do 1º Conde da Ponte, Francisco de Melo e Torres (1º Marquês de Sande), pelo Decreto de D. Afonso VI, de 16 de Maio de 1661.

Pombeiro de Riba Vizela - Barão


Barões de Pombeiro de Riba Vizela
Esquartelado: I - Melo: de vermelho, com uma cruz dupla de ouro, acompanhada de seis besantes de prata nos vãos; bordadura de ouro; II - Sampaio: esquartelado: 1 e 4 - de ouro, com uma águia de púrpura aberta; 2 e 3 - xadrezado de ouro e de negro: bordadura de vermelho com oito elos de corrente de ouro abertos "S"; III - Freitas: de vermelho, com cinco estrelas de ouro de seis raios postas em sautor; IV - Amaral: de ouro, com seis crescentes de azul invertidos postos 2, 2 e 2; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Barão; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o 1º Barão e Visconde de Pombeiro de Riba Vizela, Paulo de Melo Sampaio Freitas do Amaral. Este título foi criado por D. Maria II, por Decreto de 11 de Maio de 1851.

Pernes - Visconde


Barão e Viscondes de Pernes
Ferreira (plenas): de vermelho, com quatro faixas de ouro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Conde (por ser Par do Reino); correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o primeiro Barão de Pernes, Pedro Paulo Ferreira de Sousa, pelo Decreto de D. Maria II, de 12 de Julho de 1847. É actual Visconde de Pernes o 5º Conde das Antas, António Maria de Lencastre de Mello e Castro.

Pereira Marinho - Conde


Barão, Visconde e Conde de Pereira Marinho
Marinho (plenas): de verde, com cinco flores-de-lis de ouro postas em sautor; como diferença: brica de prata, com arruela de azul; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e verde; Timbre: coronel de Conde; correias de verde perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Este título foi criado a favor do primeiro e único Barão, Visconde e Conde de Pereira Marinho, Joaquim Pereira Marinho, pelo Decreto de 08 de Julho de 1869, elevado a Visconde pelo Decreto de 26 de Março de 1874, elevado a Conde pelo Decreto de 07 de Março de 1881, todos de D. Luís I, de Portugal.

Pereira Machado - Visconde


Viscondes de Pereira Machado
Partido: I - Pereira: de vermelho, com uma cruz florenciada de prata e vazia do campo; II - Machado: de vermelho, com cinco machados de prata encambados de ouro e postos em sautor; diferença: brica de ouro carregada de uma arruela de azul; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; Timbre: coronel de Visconde; correias de vermelho perfiladas de prata. Tachões de ouro. Este título foi atribuído ao 1º Visconde de Pereira Machado, Guilherme Augusto Machado Pereira, pelo Decreto de 18 de Setembro de 1861, de D. Luis I, de Portugal.

Pereira - Visconde


Visconde de Pereira
Esquartelado: I e IV - Pereira (com alteração dos esmaltes): de púrpura, com uma cruz florenciada de ouro e vazia do campo; II e III - Costa (com alteração dos esmaltes): de púrpura, com seis costelas de prata firmadas nos flancos, postas 2, 2 e 2; chefe de ouro, com uma flor-de-lis de púrpura; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e púrpura; Timbre: coronel de Visconde; correias de púrpura perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o único Visconde de Pereira, Joaquim Pereira da Costa, pelo Decreto de D. Pedro V, de 08 de Novembro de 1857.

Penha Garcia - Conde


Condes de Penha Garcia
Esquartelado: I - Franco: de vermelho, com três coroas de ouro abertas postas em contraroquete; chefe de prata, com uma cruz de vermelho firmada; II - Frazão: de vermelho, com uma asna de prata acompanhada de três flores-de-lis de ouro; III - Fonseca: de puro, com cinco estrelas de vermelho de sete raios postas em sautor; IV - Castelo Branco: de azul, com um leão de ouro, armado e lampassado de vermelho; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o primeiro Conde de Penha Garcia, José Capelo Franco Frazão, pelo Decreto de D. Carlos I, de 29 de Janeiro de 1900.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Penela - Conde (2º)


Conde de Penela
Esquartelado: I e IV - Reino: de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz e carregados com cinco besantes de prata postos em sautor; bordadura de vermelho com sete castelos de ouro; II - Vasconcelos: de negro, com três faixas veiradas de prata e vermelho; III - Meneses (dos Condes de Valença): Partido de dois traços e cortado de um: I, III e V - Vilalobos: de ouro, com dois lobos de púrpura passantes, um sobre o outro; II, IV e VI - Lima: de ouro, com quatro palas de vermelho; sobre-o-todo, em abismo, escudete de ouro pleno (Meneses); Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre: coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o primeiro Conde de Penela, D. Afonso de Vasconcelos e Meneses, pelo Decreto de D. Afonso V, de 24 de Outubro de 1471. As armas aqui representadas são 2º Conde de Penela, D. João de Vasconcelos e Meneses.

Penamacor - Conde


Condes de Penamacor
Ribafria (plenas): de verde, com uma torre de prata, aberta e ilumindada de negro, coberta de xadrez de ouro e azul, ladeada em chefe por duas estrelas de ouro de seis raios e assente num contrachefe ondado de prata e azul; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata e verde; Timbre: coronel de Conde; correias de verde perfiladas de prata. Tachões de ouro. Foi 1º Conde de Penamacor, D. Lopo de Albuquerque. Este título foi criado por D. Afonso V, em 1475.

Penalva - Marquês


Marqueses de Penalva
Armas depois da junção, por aliança, das Casas de Alegrete e Penalva: Meneses, Condes de Tarouca: Partido de dois traços e cortado de um: I, III e V - Vilalobos: de ouro, com dois lobos de púrpura passantes, um sobre o outro; II, IV e VI - Lima: de ouro, com quatro palas de vermelho; sobre-o-todo, em abismo, escudete de Telo da Silva: esquartelado: I e IV - de ouro pleno; II e III - de prata, com um leão de púrpura lampassado e armado de azul; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e púrpura; Timbre: coronel de Marquês; correias de púrpura perfiladas de ouro. Tachões de ouro. Foi o primeiro Marquês de Penalva, D. Estevão de Meneses, 5º Conde de Tarouca, pelo Decreto de D. João V, de 07 de Fevereiro de 1750. Este título está na representação da Marquesa de Vilar Maior e é associada às casas de Alegrete, Terena, Tarouca, Bertiandos e São Gil de Perre.