segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lagoa - Viscondes (Iluminura)

Brasão de Armas dos Visconde des Lagoa
Escudo esquartelado: I e IV - de vermelho com uma grade de ouro (Grade); II - de vermelho com três faixas de ouro (Mascarenhas) e III - de azul com duas cegonhas de prata bicadas e sancadas de ouro com as patas cravadas sobre um ondado de prata e azul (Lagoa, de alusão ao lugar). Foi João António Mascarenhas Júdice o 4º Visconde de Lagoa (1898-1957).

Alverca - Visconde

Brasão de Armas dos Viscondes de Alverca
Escudo xadrezado de prata e azul de cinco peças em faixa e seis em pala (Sá); sobre-o-todo uma coluna de prata em pala. José Manuel de Abreu Reis de Sá Pais do Amaral Coelho é o 6º Visconde de Alverca.

Santar - Conde

Brasão de Armas dos Condes de Santar
Esquartelado: I - de vermelho com dobre-cruz e bordadura de ouro acompanhadas de seis besantes de prata (Melo); II - de azul com nove lisonjas de veirado de vermelho e ouro apontadas e firmadas no quartel (Pais); III - de ouro com seis crescentes de azul invertidos (Amaral) e IV - de azul com leão de ouro armado e lampassado de prata (Castelo Branco) Maria Teresa Lancastre de Melo é a 3ª Condessa de Santar. (07-12-1928).

Monsaraz - Condes (Iluminura)

Brasão de Armas dos Condes de Monsaraz
Escudo esquartelado: I e IV - de ouro com águia estendida de negro; II e III - de azul com cinco estrelas de seis raios de prata postas em sautor, bordadura cosida de vermelho carregada com oito aspas de ouro; Escudete sobre-o-todo de vermelho com um pelicano de prata alimentando os seus filhos com o seu próprio sangue. António Duarte Nuno de Azevedo de Monsaraz, é o 3º conde de Monsaraz (*22-05-1937).

Marim - Conde (Iluminura)

Brasão de Armas dos Condes de Marim
Escudo esquartelado: I - de ouro com um braço de carnação, posto em faixa, movente do flanco esquerdo, empunhando uma chave de azul, posta em pala de palhetão para baixo; contrachefe ondado de seis peças de azul e de prata (Horta); II - de prata com quatro palas de verdee uma banda, atravessante sobre-o-todo, entrecambada (Franca); III - vermelho com cinco machados de prata, encambados de ouro (Machado) e IV - contra-esquartelado: I e IV de ouro; II e III - de prata com leão de púrpura armado e lampassado de azul (Teles). António José Maria Gonçalo da Franca Horta Machado, Conde de Marim e de Alte.

Campo Belo - Conde (Iluminura)

Brasão de Armas dos Condes de Campo Belo
Escudo de vermelho, com cinco verguetas de ouro; bordadura cosida de azul, carregada de oito vieiras de prata. Coroa de Conde. Timbre: leão vermelho com uma vieira de prata da espádua.D. Augusto Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt de Ataíde é o 4º Conde de Albuquerque. (*08-11-1965).

Albuquerque - Conde (Iluminura)

Brasão de Armas dos Condes de Albuquerque
Escudo esquartelado; I e IV - de prata com cinco escudetes de azul carregados com cinco besantes do primeiro postos em aspa, boradura de vermelho com sete castelos de ouro, um filete de negro em contrabanda sobre-o-todo; II e III - de vermelho com cinco flores-de-lis de ouro postas em sautor (aspa); Coroa de Conde. É D. Augusto Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt de Ataíde o 4º conde de Albuquerque (*08-11-1965).

São Paio - Marquês (Iluminura)

Brasão de Armas dos Marqueses de São Paio
Escudo esquartelado: I e IV - de ouro, com uma águia estendida de vermelho, armada de negro; II e III - xadrezado de ouro e azul, de quatro peças em faixa e quatro em pala; bordadura de vermelho, carregada de oito fúsis de cadeia, abertos, de ouro (em forma de S). Foi D. António Pedro Maria da Luz de São Paio Melo e Castro Moniz Torres e Lusignan o 3º Marquês e 7º Conde de São Paio. (1902-1981).

Olhão - Marquês (Iluminura)

Brasão de Armas dos Marqueses de Olhão
Escudo: campo de ouro com nove cunhas de azul (Cunhas). É o 5º Marquês de Olhão D. José do Carmo da Cunha de Mendonça e Menezes. (*16-07-1932).

Lavradio(Marqueses)

Brasão de Armas dos Marqueses do Lavradio
Escudo de vermelho, com um a dobre-cruz (cruz de duplo transepto) acompanhada de seis besantes, tudo de ouro; e bordadura do mesmo. É o 8º Marquês do Lavradio: D. Jaime de Almeida (19-04-1943).

Chaves - Marquês (Iluminura)

Brasão de Armas dos Marqueses de Chaves
Esquartelado: I - Campo de prata com três faixas de vermelho (Silveiras); II - campo de prata com cinco crescentes de vermelho postos em sautor (Pintos); III - campo de ouro com cinco estrelas de vermelho de cinco raiso postas em sautor (Fonsecas) e IV - de azul com uma cruz potenteia e vazia (Teixeiras). É actual representante do título Maria Manuela Salgado da Silveira Pinto da Fonseca (*28-04-1960).

Castelo Melhor - Marquês (Iluminura)

Brasão de Armas dos Marqueses de Castelo Melhor
Escudo esquartelado: I - de negro com três faixas veiradas e prata e de vermelho (Vasconcelos); II - contra-esquartelado: I e IV - de prata com cinco escudetes de azul carregados com cinco besantes do primeiro em aspa; II e III - de vermelho com uma caderna de crescentes de prata (Sousa de Arronches); III - de prata com aspa de vermelho carregada de cinco escudetes também de prata sobrecarregados de cinco besantes em aspa (Faro); IV - de negro, com uma torre de prata, assente num monte de verde, sustida por dois lobos rompantes de ouro (Câmara de Lobos). É D. Bernardo João da Silveira de Vasconcelos e Sousa o 9º marquês de Castelo Melhor (*21.02.1957).

Borba - Marquês (Iluminura)

Brasão de Armas dos Marqueses de Borba
Armas dos Sousas (do Prado): Escudo esquartelado: I e IV de prata com cinco escudetes de azul carregados com cinco besantes do primeiro; II e III - leão de púrpura, armado e lampassado de azul. É actual representante D. Fernando Patrício da Costa Patalim e Lafetá de Portugal e Castro de Sousa Coutinho Castelo-Branco e Menezes (*12-05-1956).

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Saldanha - Duque (Iluminura)

Brasão de Armas dos Duques de Saldanha
Escudo esquartelado: I - campo de vermelho com uma torre de prata, aberta, iluminada e coberta de azul, rematada por uma cruz de ouro (Saldanha); II - contra-esquartelado (Sousa do Prado): I e IV - de prata com cinco escudetes de azul postos em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes de prata, postos em sautor (x); II e III - de prata com um leão de púrpura; III - de vermelho, com uma oliveira de verde, frutada de ouro, arrancada de prata (Oliveira) e IV - partido: primeiro, de azul com uma caderna de crescentes de prata e no centro uma estrela de ouro de oito raios (Carvalho); segundo, de prata, fretado com correias de vermelho. É actual representante D. José Augusto Manuel de Saldanha Oliveira e Daun, 4º marquês de Saldanha (* 1921).

Palmela - Duque (Iluminura)

Brasão de Armas dos Duques de Palmela
Armas plenas de Sousa de Arronches. Esquartelado: I e IV - Portugal; II e III - de vermelho com uma caderna de crescentes de prata. Coroa de Duque. Timbre: Castelo de Ouro. É actual representante D. Pedro Domingos de Sousa e Holstein Beck, 7º duque de Palmela. (*27-01-1951).

Loulé - Duque (Iluminura)

Duques de Loulé
Armas plenas dos Mendonças: Escudo franchado (dividido em aspa): I e IV - de verde, com banda de vermelho perfilada de ouro; II e III - de ouro com os caractéres de negro com as palavras "AVE" no II e "MARIA" no III. Coroa de Duque. É o 6º Duque de Loulé, D. Pedro José Folque de Mendoça Rolim de Moura Barreto. (*09-03-1958). Nesta casa está a representação dos Condes de Vale de Reis, entre outras. Tendo sido o 1º Conde de Vale de Reis, D. Nuno de Mendonça, pelo Decreto de 16 de Agosto de 1628, de D. Filipe III (IV).

Lafões - Duque (Iluminura)

Duques de Lafões
Partido: I - de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados com cinco besantes de prata postos em sautor: bordadura de vermelho, carregada com sete castelos de ouro; II - Sousa (de Arronches): contraesquartelado: 1 e 4 - de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados com cinco besantes de prata postos em sautor: bordadura de vermelho, carregada com sete castelos de ouro; 2 e 3 - de vermelho, com uma carderna de crescentes de prata;

Cadaval(Duques)

Brasão de Armas dos Duques do Cadaval
Armas usadas são as antigas da Casa de Bragança: campo de prata com aspa (x) de vermelho, carregada com cinco escudetes de Portugal-antigo, alternados com quatro cruzes florenciadas de prata. Coroa ducal. Timbre:cavalo sainte de prata e nfreado de ouro, bridado de vermelho, ferido de três lançadas no pescoço vertendo sangue.
11ª Duquesa do Cadaval: D. Diana Mariana Vitória Alvares Pereira de Melo (*25-07-78).

Apresentação + Curriculo

Miguel Angelo M. Boto
Nasceu em Portimão, no dia 21 de Julho de 1968.
Reside em Lagoa. Nos seus tempos livres dedica-se à Heráldica e à Iluminura empregando várias técnicas e materiais simples. É técnico-profissional de Artes Visuais (1ª Classe) do Quadro da Câmara Municipal de Lagoa desde 2 de Maio de 1997. É Sócio Académico Fundador da Academia de Heráldica do Algarve e Sócio Académico da Academia Lusitana de Heráldica.

Realizou as seguintes exposições:

1994 - (Março/Abril) Convento de S. José, Lagoa (Algarve);
1995 - (Janeiro/Fevereiro) Convento de S. José, Lagoa (Algarve);
1996 - (Junho) Convento de S. José, Lagoa (Algarve);
1997 - (Janeiro) Forte da Ponta da Bandeira, Lagos;
1997 - (Maio) Espaço Àgora, Lisboa;
1997 - (Julho) Museu Diogo Gonçalves, Portimão;
1997 - (Julho/Agosto) Expo Verão, Ferragudo;
1999 – 6 a 27 de Novembro - Convento de S. José, Lagoa (Algarve) – Heráldica Templária;
2000 – 8 de Janeiro a 8 de Fevereiro - Museu Arqueológico Municipal de Albufeira;
2000 – 6 de Maio a Centro Cultural da Vila do Bispo;
2000 – 1 a 30 de Julho – Centro Cultural de Lagos;
2000 – 28 de Agosto a 3 de Setembro – Castro Marim, Capela do Castelo (Dias Medievais);
2000 – 13 de Outubro a 19 de Novembro – Museu Municipal de Arqueologia de Silves.
2000 – 23 de Novembro a 6 de Dezembro – Galeria do Cine-Teatro de S. Brás de Alportel.
2001 – 2 de Janeiro a 16 de Fevereiro – Átrio da Biblioteca Municipal de Lagoa;
2001 – 24 a 30 de Outubro – Claustros do Convento S. José, em Lagoa (Investiduras Templárias);
2001 – 24 a 28 de Novembro – Casa da Cultura de Coimbra;
2003 – 13 a 20 de Junho – Convento da Graça, Rua da Sofia, Coimbra;
2004 – Setembro a Novembro – Biblioteca Municipal de Lagoa;
2004 – 29 de Outubro - Comunicação sobre “A Evolução das Armas da Cidade de Lagoa” – Tomar;
2004 – 26 de Novembro – Comunicação “A Evolução das Armas da Cidade de Lagoa – Lagoa;
2005 – 26 a 28 de Agosto – Dias Medievais do Castelo de Castro Marim;
2007 – 11 de Novembro a 11 de Dezembro – Heráldica Algarvia, Convento de S. José – Lagoa.

Foi armado Cavaleiro na Ordem do Templo no dia 19 de Fevereiro de 1994, em Castelo Branco. Promovido a Oficial a 30 de Abril de 1997, nomeado Comendador (administrativo) em 4 de Outubro de 1998 e promovido a Comendador (de título) em 6 de Novembro de 1999 e depois a Grande-Oficial. É escuteiro desde 1980. Foi Chefe Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português), do Algarve de 2005 a 2008. Coordenou e realizou as Investiduras Templárias da OSMTH em Lagoa, no Algarve, nos dias 26 e 27 de Outubro de 2001, no Convento de S. José.

Nomeado “Rei-de-Armas” da Ordem do Templo pelo Decreto Magistral 01/01 de 19 de Fevereiro de 2001 com a criação e manutenção do “Archivum Heraldicum Ordinis Templi” (Arquivo Heráldico da Ordem do Templo) que regista as Armas das Comendadorias, de outras entidades territoriais e jurisdicionais bem como as Armas dos Cavaleiros e Damas da Ordem.



E membro fundador da Academia de Heráldica do Algarve. É membro da Academia Lusitânica de Heráldica. Membro da Academia Internacional de Heráldica. Cavaleiro Honorário da Ordem dos Cavaleiros Teutónicos do Hospital de Santa Maria de Jerusalém.
É Académico Correspondente da A.L.A. - Academia de Letras e Artes (na Classe das Artes), desde 27 de Setembro de 2010. - Membro da Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição, desde 10 de Setembro de 2011.


Considera-se a Heráldica a arte de desenhar e a ciência de descrever com propriedade os brasões ou armas, emblemas ou figuras, usados como marcas de identificação de uma família, de uma comunidade, ou de um indivíduo. (Heráldica: Ciência de Temas Vivos, de F. P. de Almeida Langhans). Apresenta nestas exposições trabalhos de Heráldica Templária, de Heráldica Titular e Nobiliárquica, de Heráldica Autárquica e Territorial, Heráldica Eclesiástica e Militar. Apresenta também alguns brasões oficiais, outros não-oficiais e assumidos, mostra algumas ideias regradas e propostas abertas a discussão. Também são expostas algumas iluminuras armoriadas. Alguns destes trabalhos são suportados pela opinião de heraldistas de renome como o Dr. Francisco de Simas Alves de Azevedo (da Academia Internacional de Heráldica), Arq. Segismundo Ramires Pinto (do Instituto Português de Heráldica) e de investigadores genealogistas como Fernando Moreira de Sá Monteiro.