segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Homem de Sampaio e Melo


Brasão de Armas de
Homem de Sampaio e Melo:

Esquartelado: I - Homem: de azul, com seis crescentes de ouro postos em pala 3 e 3; II - Silveira: de prata, com três faixas de vermelho; III - Sampaio: esquartelado: 1 e 4 - de ouro, com uma águia de púrpura aberta; 2 e 3 - enxaquetado de ouro e de negro, sete peças em faixa e oito em pala; IV - Melo: de vermelho, com uma cruz dupla de ouro, acompanhada de seis besantes de prata nos vãos, bordadura de ouro; Timbre de Homem: leão rompante de azul, armado e lampassado de vermelho sustendo uma alabarda de prata encabada de ouro.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Visconde de Lagoa


Visconde de Lagoa

Esquartelado: I e IV - Grade: de vermelho, com uma grade de ouro firmada; II - Mascarenhas: de vermelho, com três faixas de ouro; III - Alusão a Lagoa (parece ser da autoria do próprio): de azul, com duas cegonhas de prata, sancadas e bicadas de ouro, com as patas cravadas num contrachefe ondado de prata e azul; coronel de Visconde. Foi o primeiro Visconde de Lagoa, Eugénio Dionísio de Mascarenhas Grade. Título este criado a seu favor pelo Decreto de 02 de Julho de 1861, de D. Pedro V, de Portugal. Estas armas encontram-se esculpidas no jazigo do primeiro Visconde de Lagoa bem como no Palácio dos Viscondes de Lagoa, em Silves. (no formato francês).

Barão de Arêde


Barão de Arêde

Na realidade não se conhece qualquer representação ou descrição das suas armas, porém, é certo que usou em pleno, e só poderão ter sido as armas dos Arêde, a sua varonia, com coroa de barão. As armas são as dos Ereda ou Areda, vulgarmente chamados Arêde. Ressalva: presume-se terem sido essas as suas armas, como parece. De resto, a informação sobre as suas armas está errada na internet pois estão representadas com as armas dos Velho em pleno o que é profundamente errado pois ele não tinha pinga de sangue Velho nem pelo lado do Pai nem da Mãe. E esse equívoco surge do Genea que lhe chama erradamente José Inácio Velho quando ele se chamou José Inácio Coelho e a sua varonia era Arêde. Por colagem, mais uma vez sem sentido, atribuem-se-lhe hoje as armas dos Velho, mas ele usou as da sua varonia, e por isso, Arêde.

Barão de ARÊDE COELHO: bordadura de prata cosida.
Como é descrito na "Nobiliarquia Portuguesa" de António de Vilasboas São Payo (1629-1701), o primeiro que fala nas armas dos Ereda/Areda/Arêde e que acrescentam a essa representação uma orla de prata, ou seja, uma bordadura em prata. (informação fornecida pelo Genealogista Luís Soveral Varela)