quinta-feira, 30 de junho de 2011

Inocêncio F. A. da Lança

Inocêncio Freire de Andrade da Lança
Partido: I - Freire de Andrade; II - Lança; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro forrados de verde; Timbre de Freire de Andrade; correias de verde perfiladas de ouro, fivela, tachões e ponteiras do mesmo. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

José B. G. M. e Aboim

José de Brito Guerreiro Mascarenhas e Aboim
Esquartelado: I - Brito; II - Correia; III - Mascarenhas; IV - Aboim; diferença: brica de ouro com um trifólio de verde; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata forrados de vermelho; Timbre de Brito; correias de vermelho perfiladas de prata, fivela, tachões e ponteiras de ouro. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

António B. M. e Aboim

António de Brito Medeiros e Aboim
Esquartelado: I - Brito; II - Aboim; III - Medeiros; IV - Sousa (antigo e com diferença: estrela de prata); Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata forrados de vermelho; Timbre de Brito; correias de vermelho perfiladas de prata, fivela, tachões e ponteiras de ouro. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

Luís B. Palermo

Luís de Brito Palermo
Esquartelado: I - Brito; II - Guerreiro; III - Medeiros; IV - Aboim; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro forrados de vermelho; Timbre de Brito; correias de vermelho perfiladas de prata, fivela, tachões e ponteiras de ouro. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

Francisco V. G. Ferreira

Francisco Vaz Guerreiro Ferreira
Partido: I - Ferreira; II - Coelho; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro forrados de vermelho; Timbre de Ferreira; correias de vermelho perfiladas de ouro, fivela, tachões e ponteiras do mesmo. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

João C. de Brito

João Camacho Pimenta
Esquartelado: I - Brito; II - Camacho; III - Guerreiro; IV - Raposo; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata forrados de vermelho; Timbre de Raposo; correias de vermelho perfiladas de prata, fivela, tachões e ponteiras de ouro. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nuno A. C. Barradas

Nuno Álvares Chaínho Barradas
Esquartelado: I e IV - Barradas; II - Vilhana; III - Abelho; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de prata forrados de azul; Timbre de Barradas; correias de azul perfiladas de prata, fivela, tachões e ponteiras de ouro. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

José J. S. A. G. de Aboim

José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim
Esquartelado: I - Salema; II - Camacho; III - Guerreiro; IV - Aboim; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro forrados de verde; Timbre de Salema; correias de verde perfiladas de ouro, fivela, tachões e ponteiras do mesmo. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

Diogo G. C. de Aboim

Diogo Guerreiro Camacho de Aboim
Esquartelado: I e IV - Aboim; II - Guerreiro; III - Camacho; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro forrados de azul; Timbre de Aboim; correias de azul perfiladas de ouro, fivela, tachões e ponteiras do mesmo. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

João L. A. Guerreiro

João Leitão de Aguiar Guerreiro
Esquartelado: I - Guerreiro; II - Leitão; III - Aguiar; IV - Cordes; Elmo de prata a 3/4, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro forrados de vermelho; Timbre de Guerreiro; correias de vermelho perfiladas de ouro, fivela, tachões e ponteiras do mesmo. (Trabalho executado para a obra "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella).

terça-feira, 28 de junho de 2011

São José d'Alagoa (loja)

Campo azul, jarrão de asas de ouro, com três açucenas de prata, sobre um campanha ondada de prata e azul, acompanhada nos flancos por seis estrelas de ouro de oito raios; coronel de Visconde; listel de prata com os caractéres de negro "SÃO  JOSÉ  D'ALAGOA". (Emblema da Loja de Velharias São José d'Alagoa).

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Meneses

Meneses (plenas): de ouro. Elmo a 3/4 de prata, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de vermelho, virol e paquifes de ouro forrados de azul; timbre de Meneses: donzela vestida de ouro, de cabelos caídos do mesmo, segurando pela mão dextra por um cordão de azul um escudete pleno de ouro sustido pela mão sinistra.

Teles da Silva

Teles da Silva

Teles da Silva (plenas): Esquartelado:  I e IV - de prata, com um leão rompante de púrpura, armado e lampassado de azul (Silva); II e III - de ouro (Meneses); elmo de prata, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata forrados de púrpura; timbre de Silva: leão rompante de púrpura, armado e lampassado de azul; correias de púrpura perfiladas de prata, fivela, tachões e ponteiras de ouro. (no Armorial Lusitano também se fala desta representação possível, ou seja a inversão da posição dos quartéis).

Teles da Silva

Teles da Silva
Teles da Silva (plenas): Esquartelado: I e IV - de ouro (Meneses); II e III - de prata, com um leão rompante de púrpura, armado e lampassado de azul (Silva); elmo de prata, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro forrados de púrpura; timbre de Silva: leão rompante de púrpura, armado e lampassado de azul; correias de púrpura perfiladas de ouro, fivela, tachões e ponteiras do mesmo.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

António de Mariz Carneiro

António de Mariz Carneiro

Partido: I - Mariz; II - Carneiro; timbre de Mariz: leopardo de azul sainte, armado e lampassado de ouro, com uma vieira de ouro na testa. António de Mariz Carneiro viveu e casou em Montevideo, no Séc. XIX.

Carrazedo de Vinhais

Morgados de Carrezedo de Vinhais

Partido: I - Frias: de prata, com uma torre de azul sustida por dois leões de sua cor afrontados sobre um rio de azul e prata; bordadura de vermelho carregada com oito aspas de ouro; II - Cortado: 1 - Morais: partido: i - de vermelho, com uma torre de prata coberta de ouro e rematada por uma cruz do mesmo metal e sobre uma campanha ondada de prata e azul; ii - de prata, com uma árvore arrancada de verde; 2 - Sarmento: de vermelho, com treze besantes de ouro postos 3, 3, 3, 3 e 1; timbre de Frias: torre do escudo.

Macedo

Macedo

Macedo (plenas): de azul, com cinco estrelas de ouro de seis raios postas em sautor; timbre: braço vestido de azul, com mão de carnação empunhando uma maça-de-armas encambada de ouro e armada de prata. Armas de João de Macedo, Séc XVI, Chefe da Casa Solar de Macedo, Capitão-General da Províncias de Trás-os-Montes, Alcaide-Mor de Outeiro e Bemposta. Elmo de prata a 3/4 à dextra, gradeado e tauxeado de ouro e forrado de vernelho; virol e paquifes de ouro forrados de azul; correias de azul perfiladas de ouro, fivela, tachões e ponteiras do mesmo.

Vieira Raposo

Vieira Raposo
Lisonja Partida: I - Raposo: franchado: 1 e 4 - xadrezado de prata e azul; 2 e 3 - de prata, com um crescente abatido, o da sinsitra volvido; II - Vieira: de vermelho, com seis vieiras de ouro postas em duas palas de 3, ou 2, 2 e 2; laço de azul guarnecido de prata.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Octávio Rafael Carvalho

Octávio Rafael Carvalho

Guerreiro: de vermelho, com um leão de ouro atacante, empunhando na mão direita uma espada de prata guarnecida de ouro; diferença: bordadura de prata, com os caractéres de negro "AVE MARIA GRATIA PLENA", brica de Carvalho: de azul, com uma estrela de ouro de oito raios dentro de uma caderna de crescentes de prata; elmo a 3/4 de prata tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro forrados de vermelho; timbre de Guerreiro: braço direito armado de prata, sustendo na mão uma espada de prata guarnecida de ouro; correias de vermelho perfiladas de ouro, tachões, fivela e ponteiras do mesmo.

J. A. Souza Lobo


Partido: I - Sousa do Prado; II - Lobo; timbre de Sousa do Prado; Joaquim António de Souza Lobo, Major dos Voluntários Realistas de Lagos e Conjurado de Évora Monte.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alcaides-Mor de Tavira

Alcaides-Mor de Tavira e Adaís de Ceuta

Esquartelado: I - Franca; II - Correia; III - Silva; IV - Galvão; escudete sobre-o-todo partido de Mariz e Sarmento; coronel de Visconde e timbre de Mariz. Representantes da Família Mariz Sarmento (Alcaides Mor de Vinhais, Barões e Viscondes de Anadaluz, Comendadores de Santiago de Lanhoso e de Sta Maria de Castelo Rodrigo, Morgados de Guterres e de Sta. Clara de Vinhais), e dos Correias da Franca, do Palácio de Santo Estêvão.