segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

João X. M. P. C. Caldeira


João Xavier de Melo Pimentel Coelho Caldeira
Esquartelado: I - Caldeira; II - Abreu; III - Coelho (aqui com a particularidade de apresentar sete coelhos de prata malhados na bordadura azul); IV - Pimentel; Diferença: brica de negro, com um farpão de ouro; Timbre de Caldeira. (Cartório da Nobreza, Livro VII, fl. 128). Solicitado por António L. C. Perestrelo.

António F. P. Coelho


António Félix Pimentel Coelho
Esquartelado: I - Caldeira; II - Pimentel; III - Coelho (aqui com a particularidade de apresentar sete coelhos de prata malhados na bordadura azul); IV - Rebelo; Diferença: brica de vermelho, com uma faixa de prata; Timbre de Caldeira. (Cartas de Brasão de Armas II, de Nuno Gonçalo Pereira Borrego, fl. 50). Solicitado por António L. C. Perestrelo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

D. Manuel Tomás de Morais e Soares


D. Manuel Tomás de Morais e Soares
Partido: I - Lacerda: partido: 1 - Cortado: i - Castela; ii - Leão; 2 - França; II - Cortado: 1 - Contrasquartelado: i e iiii - Castelo Branco; ii e iii - Jácome; 2 - Soares de Tangil; diferença: escudete sobre-o-todo de Barboza de Aborim; Coronel de Nobreza e Timbre de Barbosa.

Barbosa de Aborim


Barbosa de Aborim
De prata, pal de azul abocanhada por duas cabeças de serpe de ouro e carregada de cinco crescentes de ouro; acompanhada, no flancos de dois leões afrontados de púrpura, armados e lampassados de vermelho e coroadoa de ouro; cada cabeça é acompanhada por duas estrelas de azul de seis raios. "Armas antigas dos Barbozas, que tem Solar na Freguesia de S. Mª de Aborim a duas légoas de Barcellos: asim se acham no edifício antigo, e asim as devem usar os legítimos sucessores; as vam a diante sam por Bastardia. As estrellas do escudo hão de ser azuis".

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Susana Rodrigues Valente


Lisonja de Armas de
Susana Rodrigues Valente
Esquartelada: I e IV - Valente: de vermelho, com um leão de ouro, carregado com três faixas de azul, armado e lampassado do mesmo; II e III - Rodrigues (de Martim Rodrigues): de ouro, com cinco flores-de-lis de vermelho postas em sautor; chefe de vermelho, com uma cruz florenciada de ouro e vazia do campo.

Cristina Rodrigues Valente


Lisonja de Armas de
Cristina Rodrigues Valente
Partida: I - Valente: de vermelho, com um leão de ouro, carregado com três faixas de azul, armado e lampassado do mesmo; II - Rodrigues (de Martim Rodrigues): de ouro, com cinco flores-de-lis de vermelho postas em sautor; chefe de vermelho, com uma cruz florenciada de ouro e vazia do campo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

D. Maria J. M. S. C. S. Gaio


Lisonja de Armas de
D. Maria João de Mello Sampaio Carneiro da Silva Gaio
Esquartelada; I - Sampaio; II - Melo; III - Távora (dos Condes de Alvor); IV - Carneiro; Sobre-o-todo: escudete partido: I - Saavedra; II - Silva; Coronel de Nobreza.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

D. Maria J. M. S. Carneiro


Lisonja de Armas de
D. Maria João de Mello Sampaio Carneiro
Esquartelada; I - Sampaio; II - Melo; III - Távora (dos Condes de Alvor); IV - Carneiro; Coronel de Nobreza.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

D. Mariana C. J. de Mello


Lisonja de Armas de D. Mariana do Carmo José de Mello
Partida: I - Esquartelada; 1 - Freire de Andrade; 2 - Soares de Albergaria; 3 - Galhardo; IV - Pegado; sobre-o-todo de Coutinho; II - Esquartelado: 1 - Lancastre; 2 - César; 3 - Melo; 4 - Vieira; sobre-o-todo de Silva; coronel de Nobreza. Filha do 12º Conde de São Lourenço e casada com um filho do 2º Marquês da Praia e Monforte. Minha homenagem a tão distinta senhora e ao seu neto, D. Vasco Borges Coutinho.

António Coelho de Moura


António Coelho de Moura
Esquartelado: I e IV - Amaral (de Pêro Rodrigues do Amaral); II e III - Coelho; Coronel de Nobreza e Timbre de Coelho. (Ex-LbrPtHrd-42-125).

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

António F. X. C. V. A. P. Andrade


António Francisco Xavier Canavarro
de Valadares e Aguiar Pacheco de Andrade
Esquartelado: I - Pacheco; II - Freire; III - Valadares (com os quartéis trocados); IV - Azevedo; Coronel de Barão e Timbre de Pacheco. (Ex-LbrPtHrd-41-122).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

António Bernardo Ferreira


António Bernardo Ferreira
Esquartelado: I - Ferreira; II - Pereira; III - Silva; IV - Avelar; Coronel de Conde e Timbre de Ferreira. O uso do coronel de Conde poderá justificar-se por ter sido Deputado e Fidalgo da Casa Real. (Ex-LbrPtHrd-39-117).

Barca - 1º Conde


Conde da Barca
Esquartelado: I - Araújo; II - Pereira; III - Pinto; IV - Azevedo; Coronel de Conde e Timbre de Araújo. Foi o 1º Conde da Barca, António de Araújo de Azevedo, pelo Decreto de 27 de Dezembro de 1815, de D. Maria I. As armas aqui apresentadas são retiradas do seu ex-libris e diferem das anteriormente apresentadas. (Ex-LbrPtHrd-36-106).

Antão Vaz de Almada


Antão Vaz de Almada
Esquartelado: I e IV - Almada; II e III - Cunha (Senhores de Tábua); Coronel de nobreza e timbre de Almada. (Ex-LbrPtHrd-35-103).

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ana R. C. S. M. L. C. C. S. C. R. Alves


Lisonja de Armas de
Ana Raymundo da Cunha Sieuve de Meneses Lemos
e Carvalho da Câmara Sá Coutinho da Rocha Alves
Lisonja Esquartelada: I - Lemos; II - Carvalho; III - ; IV - Chaves. Coronel de Nobreza. (Ex-LbrPtHrd-31-92).

Bobone - 5ª Condessa


Condessa de Bobone
Lisonja Partida: I - Bobone; II - Câmara (de Zarco da Câmara); É a 5ª Condessa de Bobone, Ana Maria do Carmo Zarco da Câmara, Coronel de Conde. (Ex-LbrPtHrd-31-91).

Sgt-Mor Inf. Deodato A. Paias (II)


Sargento-Mor Deodato António Paias (II)

Esquartelado: I e IV - Justiniano: partido: 1 - de ouro, com uma meia águia estendida e coroada de negro, sancada e lampassada de vermelho; 2 - de vermelho, com um castelo de prata; II e III - de verde, asnado de ouro; elmo de prata gradeado e tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e negro; timbre: braço armado de prata, mão de carnação segurando uma bandeira hasteada de ouro, de campo verde asnado do anterior; correias de negro perfiladas de ouro. Tachões e fivela de ouro.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ana Filipa S. S. G. Avelar


Ana Filipa de Sá e Serpa Gomes de Avelar
Lisonja Esquartelada: I e IV - Avelar; II -Almeida; III - Rolim (Moura); Coronel de Nobreza. (Ex-LbrPtHrd-30-89).

Fonte Bela - 2º Barão


Barão da Fonte Bela
Partido: I - cortado: 1 - Silveira; 2 - Miranda; II - Gago; Coronel de Barão e Timbre de Gago. Foi o 2º Barão da Fonte Nova, Amâncio Gago da Câmara. (Ex-LbrPtHrd-29-86).

Castro e Sola - 2º Conde


Conde de Castro e Sola
Esquartelado: I - Silva; II - Sola; III - Fonseca; IV - Rio (de Diogo de Castro) ou dos Castros do Rio; Coronel de Conde e Timbre de Silva; foi o 1º Conde de Castro e Sola, Aires Frederico de Castro e Sola, pelo Decreto de 15 de Março de 1894, de D. Carlos I. Sucedeu-lhe como 2º Conde de Castro e Sola, Amadeu Teles da Silva de Afonseca Mesquita de Castro Pereira e Sola. (Ex-LbrPtHrd-27-83).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Oliveira do Paço - 3º Visconde


Visconde de Oliveira do Paço
Esquartelado: I - Azevedo; II - Freitas; III - Pinheiro (de Barcelos); IV - Partido: 1 - Barbosa; 2 - Pereira; Coronel de Visconde; Timbre de Azevedo, foi o 3º Visconde de Oliveira do Paço, Álvaro de Oliveira Dias de Freitas Guimarães. (Ex-LbrPtHrd-24-73).

Vilarinho de São Romão - 2º Visconde


Visconde de Vilarinho de São Romão
Ferreira (plenas); coronel de Visconde; Timbre de Ferreira, foi o 2º Visconde de Vilarinho de São Romão, Álvaro Ferreira Teixeira Carneiro de Vasconcelos Girão. (Ex-LbrPtHrd-23-70).

Sgt-Mor Inf. Deodato A. Paias


Sargento-Mor Deodato António Paias
Esquartelado: I e IV - de ouro, com nove lisonjas veiradas de verde e vermelho; II e III - de verde, asnado de ouro; elmo de prata gradeado e tauxeado de ouro e forrado de vermelho; virol e paquifes de ouro e verde; timbre: braço armado de prata, mão de carnação segurando uma bandeira hasteada de ouro, de campo verde asnado do anterior; correias de verde perfiladas de ouro. Tachões e fivela de ouro.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lançada - 4º Visconde


Visconde da Lançada
Esquartelado: I e IV - Sousa (de Arronches); II - Sampaio; III - Freire de Andrade; coronel de de Duque; Timbre de Sousa (de Arronches); Foi o 4º Visconde da Lançada, D. Alexandre de Sousa e Holstein Beck, filho do 5º Duque de Palmela, D. Domingos de Sousa e Holstein Beck. (Ex-LbrPtHrd-19-57).

Alexandre M. S. Meneses


Alexandre Metelo de Sousa e Meneses
Esquartelado: I - Sousa (de Arronches); II - Metelo; III - Cardoso; IV - Meneses; Timbre de Sousa (de Arronches) e coronel (de fantasia?) de Duque. (Ex-LbrPtHrd-18-53).

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

General Vasco J. Rocha Vieira



General Vasco Joaquim Rocha Vieira
Esquartelado: I e IV - Vieira: de vermelho, com seis vieiras de ouro, postas 2, 2 e 2; II e III - Rocha: de prata, aspa de vermelho carregada com cinco vieiras de ouro; timbre de Vieira. Presto aqui a minha homenagem a um ilustre lagoense, ao General Rocha Vieira, nascido nesta "Vila de Lagoa", em 1939. Comemorações dos 238 Anos da Criação do Concelho de Lagoa, por D. José I, no dia 16 de Janeiro de 1773.

Patrick F. Azeredo Keating


Patrick Francis de Azeredo Keating
Esquartelado: I e IV - Keating; II e III - Azeredo; Timbre de Keating. Neto materno do Conde de Samodães.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Celanova - 6º Conde (Iluminura)



Conde de Celanova (Ourense)
Esquartelado: I - Maciel; II - Barbosa; III - Morais; IV - Soares (de Tangil); coronel de Conde; timbre de Barbosa. É o 6º Conde de Celanova (Ourense) , D. Ricardo Manuel de Barbosa de Morais e Soares. Trabalho anteriormente publicado neste blogue, agora devidamente iluminado.

Alexandre M. A. S. G. C. Vasconcelos


Alexandre Maria António de Saldanha
da Gama de Cabedo e Vasconcelos
Esquartelado: I - Cabedo; II - Vasconcelos; III - Sardinha; IV - Cunha; Escudete sobre-o-todo de Couto; coronel de Visconde, timbre de Cabedo. Estas armas são iguais às do Visconde do Zambujal, acrescentadas do escudete de Couto. (Ex-LbrPtHrd-17-51).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alexandre F. C. P. Amaral


Alexandre Ferreira Cabral Pais do Amaral
Partido: I - Barbosa; II - Cabral; Coronel de Conde; Tmbre de Barbosa. (Ex-LbrPtHrd-16-48).

Santa Eulália - 1º Conde (II)


Conde de Santa Eulália (II)
Partido à sinistra: I - Esquartelado: 1 - Queirós; 2 - Sotomaior; 3 - Ribeiro (outros); IV - Almeida; II - Vasconcelos; Coronel de Conde; Timbre de Queirós. Foi o 1º Conde de Santa Eulália (na sua família), Aleixo de Queirós Ribeiro de Sotomaior de Almeida e Vasconcelos, pelo Decreto de 03 de Setembro de 1908, de D. Manuel II. (Ex-Lbr.PtHrd-14-41).

Trindade - 3º Visconde


Visconde da Trindade
Sousa do Prado (plenas); Coronel de Conde, por ser Par do Reino; Timbre de Sousa (do Prado) = Silva. Foi o 3º Visconde da Trindade, Alberto Eduardo Valado Navarro. Usava as suas armas iguais às dos Marqueses do Prado. (Ex-LbrPtHrd-12-36).

Alberto C. P. A. Navarro


Alberto de Castro Pereira Almeida Navarro
Partido: I - Antunes (de Simão Antunes); II - Navarro; Coronel de Conde; Timbre de Antunes; Alberto de Castro Pereira Almeida Navarro, foi Deputado. Usava as armas iguais aos Condes da Lagoaça. Era pai de Alberto Eduardo Valado Navarro, 3º Visconde da Trindade. (Ex-LbrPtHrd-11-33).

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Goblet d'Alviela - Conde


Conde de Goblet d'Alviela
Goblet (plenas); coronel de Conde; timbre de Goblet. Foi Conde de Goblet d'Alviela, Albert Goblet de Alviela, cidadão belga, com armas novas concedidas por D. Maria II, pelo Decreto de 21 de Junho de 1838. (Ex-LbrPtHrd-10-30).

Aires de Sá e Melo


Aires de Sá e Melo
Partido: I - Melo; II - (Coluna); coronel de Conde, timbre de Melo. Aires de Sá e Melo, foi Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, era pai do 1º Visconde da Anadia, João Rodrigues de Sá e Melo. (Ex-LbrPtHrd-9-27).

Aires de Ornelas e Vasconcelos


Aires de Ornelas e Vasconcelos
Ornelas (plenas) [modernas]; coronel de Conde (talvez por ser neto materno dos Condes da Ponte); timbre de Ornelas. Aires de Ornelas e Vasconcelos, foi Ministro da Marinha e depois Lugar-Tenente do Rei D. Manuel II (no exílio). (Ex-LbrPtHrd-8-25).

Celanova - 6º Conde


Conde de Celanova (Ourense)
Esquartelado: I - Maciel; II - Barbosa; III - Morais; IV - Soares (de Tangil); coronel de Conde; timbre de Barbosa. É o 6º Conde de Celanova (Ourense) , D. Ricardo Manuel de Barbosa de Morais e Soares.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Companhia Livre 2


Companhia Livre 2
Associação de Recriações Medievais
Esquartelado: I - Campo de prata, besta de negro, acompanhada por duas flechas de negro nos flancos, tudo apontado ao chefe; II - de vermelho, com um cavaleiro vestido de prata empunhando um escudo de prata com uma cruz firmada de azul, sobre um cavalo de negro arreado de prata; III - de vermelho, com um castelo de prata, aberto e iluminado de azul; IV - de prata, com três espadas de negro em pala, guarnecidas de vermelho, alinhadas em faixa e apontadas ao contrachefe; elmo de prata gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e negro; timbre: braço armado de prata, com mão de carnação, empunhando uma besta de ouro e armada de uma flecha de vermelho. Correias de negro, perfiladas de prata e com tachões de ouro.

Jácome Correia - 1º Marquês


Marquês de Jácome Correia
Esquartelado: I - Jácome; II - Correia; III - Atouguia; IV - Raposo; Timbre de Jácome; coronel de Marquês. (ExLbrPtHrd-8-24). Foi o 1º Marquês de Jácome Correia, Aires de Jácome Correia.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Companhia Livre


Companhia Livre
Associação de Recriações Medievais
Esquartelado: I - Campo de prata, besta de vermelho, acompanhada por duas flechas de negro nos flancos, tudo apontado ao chefe; II - de ouro, com um cavaleiro vestido de prata empunhando um escudo de prata com uma cruz firmada de azul, sobre um cavalo de negro arreado de prata; III - de vermelho, com um castelo de ouro, aberto e iluminado de azul; IV - de azul, com três espadas de prata em pala, guarnecidas de ouro, alinhadas em faixa e apontadas ao contrachefe; elmo de prata gradeado e tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de prata e vermelho; timbre: braço armado de prata, com mão de carnação, empunhando uma besta de negro e armada de uma flecha de vermelho.